UBS UNION BUSINESS DEVELOPMENT & STRATEGY
UBS - UNION BUSINESS DEVELOPMENT & STRATEGY
Especializada em Mercados, Marketing, Vendas, Inovação, Produtos, Tecnologia da Informação e Internacionalização, com foco em Resultado, Estratégias e EBITDA.
Credenciado como Consultor e Instrutor:
SEBRAE - RS / SEBRAE - PR / SEBRAE - MS / SEBRAE - MT / SEBRAE - SP /
FIEP - Federação das Industrias do Paraná
Fomento Paraná - Correspondente
SESCOOP - Serviço Nacional do Cooperativismo:
PR / SC / RS/ MS / MT / SP / MG / GO / AC / CE / PB / RN / AL / DF / PE /AM / ES / PI / RO / SE
Executivo Internacional com vivência - Asia, Europa e Latam.
IRIP - Instituto de Relações Internacionais do Paraná / Diretor de Marketing
Professor MBA/Pós Graduação ESIC - Business School - Brasil / Espanha IBS Americas - Brasil / USA
Mestre em Marketing Internacional - UNLP - Universidad Nacional de La Plata / Argentina
MBA EM MARKETING - UFPR Especialista em Marketing
MBA EM VAREJO - ESPM Especialista em Varejo
MBA EM AGROBUSINESS - UFPR Especialista em Agronegócio
Técnico em Curtimento - SENAI / RS
Representante Comercial - Asia / Latam / Europa
Unidades de Negócios UBS
Brasil / Espanha / Paraguay / Argentina / Hong kong / China
Seja bem vindos ao seus novos resultados e objetivos com EBTDA, junte se a nossa equipe e técnicos.
MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Desenho de macroprocesso, levantamento de todos os processos envolvidos, priorização dos processos que serão foco do escopo de consultoria, descrição de todas as etapas dos processos priorizados, com entrega de fluxograma, procedimentos padrões e instruções de trabalho.
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APERFEIÇOAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Relatório contendo: Pesquisa e estudo de normas técnicas; Definição de requisitos técnicos e normativos; proposta de desenvolvimento incluindo informações acerca da realização de testes para aprovação da empresa e realização de ajuste, definição de equipamentos e insumos necessários, memorial descritivo, incluindo formulação e/ou lista técnica de materiais, desenhos técnicos, modelos, moldes, protótipos, especificações de componentes, orientações para compra, listas de fornecedores, análise de viabilidade etc., conforme o tipo de produto desenvolvido.
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SEGMENTAÇÃO, MERCADO-ALVO E POSICIONAMENTO
Mercado-alvo definido, segmentação e posicionamento de mercado.
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ADEQUAÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO
Processo de construção de um produto adequado ao mercado, contendo uma proposta de valor clara e atrativa e a matriz de adequação produto x mercado.
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E MARKETING DE RELACIONAMENTO
Sistemática de acompanhamento do comportamento do consumidor, processo estruturado de gestão do relacionamento com os clientes e relatório de devolutiva do cliente oculto.
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ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
Plano de comunicação contendo os objetivos da comunicação, mix de comunicação, orçamento, plano de mídia e indicadores de resultado.
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PLANEJAMENTO E GESTÃO DE MARKETING
Plano de Marketing contendo análise de ambiente, público-alvo, posicionamento de mercado, política de marca, análise do mix mercadológico, plano de ação com estratégias, prazos, responsáveis, metas e indicadores.
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PLANEJAMENTO E GESTÃO DE VENDAS
Planejamento e gestão de vendas, contendo o pipeline de vendas e as ferramentas para gestão da performance.
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ESTRUTURAÇÃO DA ÁREA COMERCIAL
Estrutura da área comercial, contendo a matriz produto x mercado, indicadores e metas para vendedores/produtos/serviços/região e plano de ação para adequação da área. Relatório de devolutiva do cliente oculto.
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MARKETING DIGITAL
Plano de marketing digital contendo análise de mercado, persona, jornada do cliente, principais estratégias e indicadores de performance.
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MODELAGEM DE NEGÓCIOS
Ferramentas de modelagem construídas com o cliente na consultoria.
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PLANO DE NEGÓCIO
Plano de negócio contendo sumário executivo, análise de mercado, plano operacional, plano de marketing, plano financeiro, indicadores de viabilidade, análise de cenários e avaliação do plano.
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PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Planejamento empresarial contendo Propósito, Missão, Visão de Futuro e Valores, análise de ambiente, posicionamento estratégico, objetivos, metas, indicadores e responsáveis e planos de ação, com sistemática de acompanhamento.
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GESTÃO ÁGIL - OKRs
Método e ferramentas para gestão ágil, contendo OKR Canvas construído.
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PLANEJAMENTO PARA VENDA EM MARKETPLACE
Diagnóstico da situação atual; Pesquisa de mercado sobre comportamento do consumidor; Relatório contendo a definição da estratégia digital do negócio com foco nas vendas dos produtos em marketplace, a descrição dos produtos com maior potencial de comercialização por Marketplace e qual(is) marketplace(s) mais adequado(s) e seus requisitos mínimos, considerando os objetivos do cliente e o seu aceite; Relatório contendo recomendação de melhorias da presença digital da empresa; planejamento de orçamento e recomendação de investimento em marketing digital (Anúncio em marketplace, app, google, redes sociais); orientação sobre as melhores práticas sobre descrição de produtos e textos para redes sociais; orientação sobre fotografia de produtos para venda em marketplace e sobre vídeos para divulgação nas redes sociais.
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IMPLEMENTAÇÃO DE VENDA EM MARKETPLACE
Relatório com plano operacional do negócio envolvendo o estoque, processo e logística de venda online; Cadastro de até 5 produtos no marketplace; Planejamento de campanhas e Definição de KPIs (sugestões: ROI / Faturamento / Volume de Venda / Ticket médio / Margem líquida); Reuniões de monitoramento e plano de readequação (sugestão: 30, 60 e 90 dias).
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TRAÇÃO E ESCALA DE NEGÓCIO INOVADOR
Empresas que já possuem um modelo de negócio maduro, com potencial de crescimento rápido e que desejam melhorar seu desempenho e consequentemente crescimento, através de acompanhamento com especialistas para evolução do negócio. As empresas precisam possuir um protótipo, produto, serviço ou processo inovador desenvolvido e já comercializado ou em uso por clientes.
Realizar reunião de abertura junto ao cliente, para nivelamento do escopo do trabalho e validação do planejamento de execução dos serviços. ENTREGA: Documento contendo o escopo do serviço, o plano de ação com o cronograma das atividades e outros aspectos acordados entre as partes, assinado pelo cliente.
DIAGNÓSTICO E PLANO DE AÇÃO Realizar um diagnóstico que avalia quatro dimensões: modelo de negócios; produtos e operações; marketing e vendas; e desenvolvimento organizacional. O diagnóstico deve identificar os principais desafios e construir um plano de ação para cada dimensão, focado em impulsionar e aumentar a maturidade do empreendimento. Ao final do atendimento um novo diagnóstico deverá ser aplicado, a fim de avaliar a evolução do negócio. ENTREGA: Relatório com informações do diagnóstico inicial e final; Plano de ação do empreendimento contendo as ações a serem realizadas ao longo do processo de aceleração, assim como as métricas de evolução do projeto.
DESENVOLVIMENTO DO NEGÓCIO INOVADOR Reuniões de acompanhamento do desempenho do empreendimento, acompanhamento de métricas, oferecendo suporte intelectual aos participantes sempre com foco nas quatro dimensões diagnosticadas: Modelo de negócios, Produto e Operações, Marketing e Vendas e Desenvolvimento Organizacional. ENTREGA: Relatório dos atendimentos contendo o registro e detalhamento das atividades desenvolvidas e a evolução do negócio.
Obs: Não será aceito como evidência de entrega apenas informar ferramentas/métodos utilizados, e sim como elas foram aplicadas a realidade do cliente. Relatório detalhado que comprove as entregas das etapas.
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VALIDAÇÃO DE NEGÓCIO INOVADOR
Empresas que estejam em fase inicial, de validação do negócio, ou seja, cujo modelo de negócio ainda não esteja consolidado e ainda não existam clientes utilizando seu produto ou serviço.
Realizar reunião de abertura junto ao cliente, para nivelamento do escopo do trabalho e validação do planejamento de execução dos serviços. ENTREGA: Documento contendo o escopo do serviço, o plano de ação com o cronograma das atividades e outros aspectos acordados entre as partes, assinado pelo cliente.
MODELO DE NEGÓCIOS DESENHADO E VALIDADO Orientar no desenho e aperfeiçoamento de modelos de negócios para os projetos inovadores bem como nos testes das hipóteses junto a clientes potenciais. Não é necessário que o modelo esteja em funcionamento, mas recomenda-se que suas hipóteses tenham sido submetidas a clientes potenciais para validação ou refutação.
ENTREGA: Relatório de atendimento contendo o modelo de negócios desenhado, o processo de validação adotado e dados referentes ao mesmo.
PROTOTIPAÇÃO DO PRODUTO OU SERVIÇO
Testar e avaliar protótipo com clientes potenciais. O protótipo em questão pode ser um protótipo não funcional, caso não seja possível testar com o protótipo funcional.
Protótipo pode ser um vídeo, um teaser, rascunhos das telas, mock ups de hardwares ou até mesmo a realização manual de um serviço pretendido, de modo que o experimento possa ser realizado e testado.
ENTREGA: Relatório de atendimentos com os protótipos utilizados e as lições aprendidas a partir da validação junto aos clientes em potencial. No caso de mídias, estas devem ser mencionadas no relatório e o upload deve ser realizado em plataforma de arquivos web.
DISCURSO DE VENDA (PITCH) Criar discurso de venda (pitch) que possa ser apresentado a potencial cliente ou investidor, ou a possíveis parceiros de mercado para fazê-los se interessar pela ideia, produto ou serviço. ENTREGA: Upload do vídeo do discurso de venda realizado.
Obs: Não será aceito como evidência de entrega apenas informar ferramentas/métodos utilizados, e sim como elas foram aplicadas a realidade do cliente. Relatório detalhado que comprove as entregas das etapas.
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VALIDAÇÃO E OPERAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS INOVADORES
Empresas que estejam iniciando sua operação no mercado e que precisam estabelecer um plano, definir métricas para evolução de seu negócio e testar seu produto ou serviço, para validação do mercado.
Realizar reunião de abertura junto ao cliente, para nivelamento do escopo do trabalho e validação do planejamento de execução dos serviços. ENTREGA: Documento contendo o escopo do serviço, o plano de ação com o cronograma das atividades e outros aspectos acordados entre as partes, assinado pelo cliente.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO:
Plano de desenvolvimento do empreendimento com métricas de evolução para monitoramento pela empresa.
ENTREGA: Documento apresentando o Plano de desenvolvimento contendo as ações a serem realizadas ao longo do processo de atendimento, assim como as métricas de evolução do projeto.
REVISÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS E ELABORAÇÃO DO PLANO DE EVOLUÇÃO:
Orientar na revisão do modelo de negócio registrando as lições aprendidas, insights e alterações necessárias no modelo. Elaborar o Plano de Evolução, focando no desenvolvimento pessoal dos empreendedores, melhoria de seus produtos, serviços e processos, captação de recursos, acesso a mercados e aprimoramento da gestão de seus empreendimentos para soluções de problemas reais.
ENTREGA: Documento com Modelo de negócios revisado e Plano de Evolução elaborados.
DESENVOLVIMENTO DO MVP DE PRODUTO OU SERVIÇO INOVADOR Orientar no processo de desenvolvimento de MVP de produtos/serviços para teste de validação junto aos clientes em potencial. Criação ou revisão do discurso de venda (pitch). ENTREGA: Relatório de atendimento com os produtos ou serviços desenvolvidos e as lições aprendidas a partir da validação junto aos clientes em potencial. No caso de mídias, estas devem ser mencionadas no relatório e o upload deve ser realizado em plataforma de arquivos web.
REALIZAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO E CONSULTORIA DE APOIO A GESTÃO DA INOVAÇÃO
Realizar orientações envolvendo temas ligados aos cinco principais eixos de implementação de negócios: conhecimento empreendedor, desenvolvimento tecnológico, atração de capital, acesso a mercado e gestão estratégica.
ENTREGA: Relatório de atendimentos contendo o registro das qualificações oferecidas e consultorias realizadas.
Obs: Não será aceito como evidência de entrega apenas informar ferramentas/métodos utilizados, e sim como elas foram aplicadas a realidade do cliente. Relatório detalhado que comprove as entregas das etapas.
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REGISTRO DE MARCAS
Análise de documentação prévia: nome da marca, segmento da empresa, cópia do contrato social da empresa e logomarca em Jpeg. Levantamento de dados da empresa solicitante. Busca prévia no site do INPI por marca semelhante. Elaboração do cadastro da empresa no site do INPI e emissão do protocolo de pedido de registro e envio da mesma ao cliente. Finalização e envio do formulário do processo para o protocolo do INPI. Entrega, ao empresário, do protocolo registrado no INPI. O trabalho é realizado pelo prestador de serviços á distância, não havendo necessidade de encontro presencial com o cliente. O prestador de serviços realiza a busca de anterioridade de registro da marca e, caso não exista precedente, seguem o processo de solicitação de registro. Caso exista precedente, o cliente é comunicado e a consultoria é encerrada com execução parcial. O pagamento de qualquer taxa requerida pelo INPI para o protocolo do registro fica a cargo do empresário e não está incluído no valor cobrado pelo SEBRAE/RS junto ao cliente.
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REESTUDO DE MARCA
Análise técnica e conceitual da marca antiga Defesa técnica e conceitual da nova marca Arquivo digital da marca desenvolvida em formato de imagem (JPG, PNG, PDF...) Arquivos vetoriais finalizados extensões AI ou CDR, versões curvas e fontes Aplicação na versão cor, p&b e negativa Especificação de padrão cromático (CMYK e RGB) Especificação do padrão tipográfico (quando não for um desenho exclusivo) Manual de Uso da Marca
IMPORTANTE: || O número máximo de ajustes do projeto deverá ser acordado entre cliente e consultor, e constar na proposta final enviada ao cliente. || Os prazos referentes às entregas parciais e/ou finais do projeto deverão ser acordados entre cliente e consultor, e constar na proposta final enviada ao cliente. || Em caso de contratação simultânea do serviço de Branding e Reestudo de Marca, a comprovação da execução permanece separada, conforme os itens de entregas mínimas descritos em cada um dos produtos. || Dentro dos serviços de design, não está contemplada a produção de conteúdo como: textos, fotos e vídeos.
O que pode ser aceito como comprovação de entrega desta consultoria: Materiais em formatos digitais, apresentando pelo menos os elementos mencionados na lista de 'Entregas mínimas' (ex. Word, PDF, Prints de tela do desenvolvimento do projeto)
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ANÁLISE DE PONTO COMERCIAL
Relatório de análise dos pontos comerciais conforme avaliações realizadas. Contempla auxílio na procura dos pontos comerciais adequados para o negócio, levando em consideração a análise de dados como: fluxo de pessoas que circulam na região; concorrência; perfil demográfico e econômico das pessoas, entre outros. Nesta consultoria, o consultor irá visitar no mínimo 3 pontos comerciais previamente analisados e definidos pelo cliente e consultor.
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PESQUISA DE MERCADO
Relatório de Pesquisa de Mercado Esta consultoria possibilita identificar novos mercados e oportunidades através da coleta de dados relevantes. A pesquisa poderá ser qualitativa ou quantitativa através da aplicação de questionários ou de entrevistas. Esta entrega exige pelo menos uma visita presencial do consultor. Observação: Devido a amplitude de possibilidades de enfoque da pesquisa, é importante a empresa informar a dimensão e objetivo da pesquisa para que o orçamento seja realizado de forma adequada.
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GOVERNANÇA PARA PEQUENOS NEGÓCIOS
Modelo de governança personalizado e plano de ação para implementação.
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INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PEQUENOS NEGÓCIOS
Método e conjunto de ferramentas para a implementação de inteligência artificial, incluindo um plano de ação sugerido para a automação de tarefas, análise de dados e identificação de tendências de clientes.
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PRÁTICAS DE INOVAÇÃO
Práticas de inovação implementadas, com criação de novas propostas de valor que atendam as necessidades dos clientes, com plano de ação para continuidade das práticas implementadas.
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
"Framework com o processo de transformação digital, plano de ação com orientações para implementação e indicadores-chave de desempenho para acompanhar os resultados.
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ESTRATÉGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA
Calendário de postagens personalizado para redes sociais, blog e outras plataformas digitais, com estratégias de conteúdo para diferentes canais de comunicação.
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IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE OPORTUNIDADES DE MERCADO
Método para identificação e análise de oportunidades de mercado.
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PLANEJAMENTO E GESTÃO DE VENDAS (CRM)
Metodologia de CRM definida e implementada e funil de vendas estruturado e operacional.
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ANÁLISE DE POTENCIAL DE MERCADO
Relatório de Análise de Potencial de Mercado.
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ACESSO A NOVOS MERCADOS
Roteiro de acesso à novos mercados.
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GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
Métrica de experiência do cliente (NPS).
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SELEÇÃO DE MERCADOS PRIORITÁRIOS
Método estruturado para seleção e priorização de mercados.
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GESTÃO DE ECOSSISTEMA COMERCIAL
Sistema de desenvolvimento e gestão de parcerias.
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Nota:
Excelente atendimento!
17/02/2025 22:08:07Portfólio
MARKETING DIGITAL
ESTRUTURAÇÃO DA ÁREA COMERCIAL
ANÁLISE DE POTENCIAL DE MERCADO
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VALIDAÇÃO DE NEGÓCIO INOVADOR
ESTRATÉGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA
ADEQUAÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E MARKETING DE RELACIONAMENTO
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
REGISTRO DE MARCAS
VALIDAÇÃO E OPERAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS INOVADORES
SEGMENTAÇÃO, MERCADO-ALVO E POSICIONAMENTO
ACESSO A NOVOS MERCADOS
IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE OPORTUNIDADES DE MERCADO
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